quarta-feira, 14 de setembro de 2016

CONDUÇÃO NA DANÇA


Dama: Alguma vez você já disse que deixou de fazer um movimento porque o cavalheiro não te conduziu direito?

Então esse texto é para você!

Está na hora de ser responsável pela sua própria dança.

Dama, você é uma parte de duas que participam da dança a dois. Na maioria dos casos, você será 50% da dança. Algumas vezes, você será 20%, e em algumas outras, será 80%.

Quando um parceiro é absolutamente melhor que você, você se torna menos responsável pelo resultado da sua dança. Ele puxa a responsabilidade da sua dança pra ele e cobre todas as falhas e lacunas na sua técnica.

Em outras vezes, você vai dançar com pessoas que são muito mais iniciantes que você. E nesse momento é quando você se torna 80% da dança. Algumas damas são extremamente amigáveis e tentam apoiar seus parceiros, principalmente quando o parceiro não consegue retribuir devido à falta de habilidade. Essas são as melhores damas da dança a dois.

Para parte das damas, é aqui que está o problema. Costumamos comparar nossas danças com pessoas iniciantes com danças com os profissionais. Nós sentimos que aquela sensação plena de 20% de responsabilidade que temos com os profissionais deveria acontecer em todas as nossas danças, então ficamos decepcionadas quando o cavalheiro do nosso nível ou mais iniciante não consegue fazer a dança parecer tão fácil e simples para nós.


Precisamos parar de pensar dessa forma.


Na grande maioria das vezes, um passo que não dá certo é resultado dos dois errando. É sério, pode não ser um erro dividido igualmente entre os dois, mas com certeza teve algum erro de cada lado.


NÃO É SEMPRE O CAVALHEIRO – TAMBÉM PODE SER VOCÊ!


Querida dama, se você não faz diversos passos porque o cavalheiro não está conduzindo direito, grandes chances de que você não esteja seguindo direito. Se você só consegue seguir conduções perfeitas, você tem várias lacunas e problemas no seu entendimento e habilidade sobre dança.

Aprenda a participar das conduções imperfeitas. Quando você aprender a trabalhar com o imperfeito, você deixará de ter danças incríveis apenas com quem cobre suas falhas. Quando você aprende a responder a diversos níveis diferentes de habilidade, você consegue se divertir em todas as danças.

Mas cuidado, isso não quer dizer que você tem que dançar sozinha ou se conduzir – ainda há a necessidade de seguir as propostas do cavalheiro para fazer alguma coisa. É uma arte aprender a compensar as falhas de condução sem completamente se conduzir e ignorar o parceiro ...



QUANDO VOCÊ É 20%


Você é 20% da dança quando está dançando com alguém que tem uma habilidade de dança bem maior que a sua. Isso ocorre quando você dança com profissionais. É quando o cavalheiro está mascarando todos os seus erros e te fazendo parecer uma dançarina nata.

E aí é fácil começar a pensar que é assim que suas danças deveriam ser, sempre, com o cavalheiro se preocupando com todas as suas necessidades durante a dança. É gostoso sentir como a dança se torna simples, com tudo magicamente se encaixando e fazendo todo sentido.


O RESTO DO TEMPO…


Você é 50% quando você e a outra pessoa estão mais ou menos no mesmo nível. As vezes ele erra, as vezes você erra, as vezes vocês erram juntos. Muitas damas entendem isso e aceitam a mesma responsabilidade pela dança que seu parceiro.

Em outras vezes, você vai dançar com pessoas que são muito mais iniciantes que você. E nesse momento é quando você se torna 80% da dança. Algumas damas são extremamente amigáveis e tentam apoiar seus parceiros, principalmente quando o parceiro não consegue retribuir devido à falta de habilidade. Essas são as melhores damas da dança a dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário